Romaria em homenagem ao Padre Ibiapina venerável pela Igreja Católica acontece na quinta (19), na Paraíba
18/02/2026
(Foto: Reprodução) Romaria em homenagem ao Padre Ibiapina considerado venerável pelo Papa Francisco acontece na Paraíba
Divulgação
Uma romaria em homenagem ao Padre Ibiapina, considerado venerável pelo Papa Francisco, acontece a partir da madruga desta quinta-feira (19), na cidade de Solânea, no Brejo da Paraíba.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PB no WhatsApp
A programação terá início às 3h, com a romaria saindo da Igreja Matriz de Santo Antônio em direção ao Santuário de Santa Fé. O percurso, marcado por oração e cânticos, relembra a dedicou do padre à educação, à assistência aos pobres e à evangelização do povo nordestino.
Um pouco mais tarde, mas ainda no mesmo dia, às 16h, será celebrada a Missa de Encerramento do evento, presidida pelo cardeal Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A celebração contará com a presença de bispos, padres, religiosos, autoridades. É esperada uma grande multidão de fiéis.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Padre Ibiapina é considerado venerável pelo Papa Francisco
Antes de morrer, o Papa Francisco considerou o padre como venerável. Em 1860, em Gravatá do Ibiapina, distrito de Taquaritinga do Norte, Agreste de Pernambuco, ele fundou sua primeira Casa de Caridade.
A iniciativa pioneira voltada ao acolhimento, educação e assistência de moças órfãs e carentes, se tornou uma rede de 22 instituições semelhantes espalhadas por Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
Em Gravatá do Ibiapina, sua atuação foi além da fundação da Casa de Caridade. Ele mobilizou a comunidade local para a construção de uma capela, um açude e um cemitério, obras que até a atualidade simbolizam seu compromisso com o bem-estar coletivo.
A trajetória de Padre Ibiapina, marcada por uma fé inabalável e serviço aos desfavorecidos, foi interrompida em 1875, quando uma paralisia o acometeu. Ele faleceu em 19 de fevereiro de 1883, aos 76 anos, deixando um exemplo de vida que é oficialmente reconhecido pela Igreja Católica.
O título de venerável, concedido pelo Vaticano, atesta as virtudes heroicas de Padre Ibiapina e abre caminho para a próxima etapa rumo à beatificação, que depende da comprovação de um milagre atribuído à sua intercessão.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba